Certificados

Certificados

ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o sistema de gestão da qualidade das organizações, define os requisitos e ferramentas de padronização para a implantação deste sistema em nossa empresa. O objetivo é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços oferecido pela empresa seguem um padrão de qualidade.

ISO 22000 é uma norma internacionalmente reconhecida que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos, abrangendo todas as organizações da cadeia alimentar, do início ao fim da cadeia. A certificação tem como um dos objetivos, harmonizar em nível global os requisitos para a gestão da segurança de alimentos.

HACCP é uma certificação de qualidade para empresas do setor alimentício. Ela é baseada em uma análise ordenada para identificar, analisar e controlar os perigos associados à produção, distribuição e consumo de alimentos. A certificação também se baseia nos procedimentos de verificação de riscos e determinação de limites críticos a serem controlados e monitorados.

KOSHER ou KASHER é uma certificação que segue as leis de kashrut, e tem origem no livro sagrado judaico, o Torá e do Talmude (coleção de livros que dá origem ao código de leis judaicas, inclusive sobre o comportamento alimentar). Segundo consta nestes livros, uma série de alimentos não podem ser consumidos pelo povo judeu. Por esta razão, foi necessária a criação de uma certificação para que os seguidores da Torá se sintam seguros quanto a garantia do produto que será consumido. São os Rabinos Legisladores que definem como se pode utilizar as mais variadas tecnologias modernas e quais produtos estão de acordo com a norma da Torá. Todo o alimento para poder ser consumido pelos seguidores da Torá precisa ser kosher.

HALAL é uma certificação que compreende todos os alimentos que foram autorizados por Alá para consumo da humanidade de acordo com a crença islâmica. É importante compreender, todavia, que o livro sagrado dos mulçumanos, o Alcorão, não traz uma lista de alimentos Halal, mas sim um apontamento de elementos Haram (que significa ilícito). É proibido aos muçulmanos o consumo direto ou indireto destes, não é permitido o consumo de um alimento que contenha matérias primas e/ou insumos e/ou auxiliares de processo e ou qualquer contaminação cruzada com os itens apontados como Haram. A certificadora garante que todo o processo produtivo da empresa certificada está em conformidade.

ORGÂNICO

A certificação de produtos ORGÂNICOS é um procedimento pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica:

Atende a todas as certificações orgânicas feitas pelo IBD Certificações no mercado brasileiro e é usado em conjunto com o selo de produtos orgânicos do Brasil.

Atende a todas as certificações feitas para o Mercado Comum Europeu, sendo que o IBD está acreditado com adoção de normas equivalentes, valendo para isso as Diretrizes IBD, aprovadas pelos credenciadores Europeus como equivalente à norma Europeia.

Atende a todas as certificações feitas para o Mercado Norte Americano (USA), sendo que o IBD está acreditado com adoção de norma USDA/NOP, valendo somente estas.

FAIRTRADE

IBD FAIR TRADE é uma certificação que  se aplica a empresas, propriedades e grupos de produtores que visam desencadear um processo interno de desenvolvimento humano, social e ambiental fomentado por relações comerciais baseadas nos princípios do Comércio Justo.

A partir de um diagnostico inicial que caracteriza a realidade socioambiental da organização, um Comitê Gestor, composto pelas partes interessadas no empreendimento, identifica e prioriza as principais demandas ambientais e sociais que interfere negativamente nesta realidade e a partir delas são traçados Planos de Ações visando a melhoria contínua nos aspectos socioambientais (Condições de Vida e de Trabalho, Conservação e Recuperação Ambiental).

 

CARNAÚBA DO BRASIL LTDA.