Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética

 

INTRODUÇÃO

Nosso Código de Conduta Ética orienta a maneira como devemos conduzir nossas ações no ambiente industrial, para assegurar alto nível de qualidade no relacionamento com nossos colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, concorrentes, governo e a sociedade em geral.

Este código apresenta nossos princípios e orientações que têm como objetivos o desenvolvimento contínuo na geração de condições sustentáveis de crescimento, o compromisso de fazer o melhor e a valorização do respeito a todas as pessoas com as quais a Carnaúba do Brasil se relaciona para a realização de sua governança.

Política da Qualidade: Fornecer cera de Carnaúba com qualidade, segurança do produto e respeito ao meio ambiente, atendendo as necessidades dos clientes e aos requisitos regulamentários e estatutários.

Cultura organizacional: Reflete nossos valores de comprometimento com o negócio, foco no cliente, pontualidade, eficiência, cortesia, amizade, ética, respeitos aos direitos humanos e individuais, com proporção de trabalho justo e respeito à biodiversidade.

Nossa Missão: Atender aos mercados externo e interno da cera de carnaúba, com eficiência e ética, sempre levando em consideração o cliente, suas preferências e o atendimento aos requisitos sociais e ambientais.

Nossa Visão: Nos tornar referência no mercado de cera de carnaúba, proporcionando satisfação a todos os atores da nossa cadeia produtiva, com respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Cada liderança é responsável pela supervisão e garantia dos procedimentos, visando assegurar o conhecimento e a divulgação dos princípios éticos aplicáveis aos relacionamentos internos e externos sob sua responsabilidade. Nesse sentido, deverá constituir e manter canais abertos para ouvir e agir sobre assuntos relativos às possíveis violações da política e das práticas éticas dos negócios da Carnaúba do Brasil.

O Código de Conduta Ética não pretende ser um guia completo para todas as situações e casos que venham a acontecer. Os instrumentos de regulamentação interna complementam os princípios aqui expressos. No caso de dúvidas sobre suas aplicações, os diretores (gestores) são os primeiros caminhos para o aconselhamento nas questões éticas.

A imagem da Carnaúba do Brasil e de suas marcas comerciais devem ser construídas e preservadas diariamente por todos os colaboradores e sócios como seu mais importante patrimônio. Qualquer ação, atitude individual ou coletiva que comprometa a reputação e credibilidade dessa imagem será considerada violação grave e acarretará sanções.

 

OBJETIVO

Este Código de Conduta Ética tem por objetivo oferecer uma compreensão clara sobre as condutas que orientam os negócios e relacionamentos da Carnaúba do Brasil, através de sua governança e de seus colaboradores quanto:

  • À conduta ética e honesta perante as situações de conflito de interesses entre relações pessoais e profissionais;
  • À Informação adequada, precisa e correta dos documentos mantidos e divulgados internamente ou nos diferentes meios de comunicação;
  • Ao cumprimento das leis, normas e regulamentos aplicáveis aos negócios da Carnaúba do Brasil;
  • À imediata manifestação sobre qualquer violação comprovada do Código de Conduta Ética;
  • À minimização da subjetividade das interpretações sobre princípios morais e éticos.

 

ABRANGÊNCIA

Este Código de Conduta Ética aplica-se a toda estrutura administrativa, técnica e superior da Carnaúba do Brasil.

 

COMPROMISSO DA LIDERANÇA

Os líderes da Carnaúba do Brasil se comprometem a:

  • Tratar com respeito todos os colaboradores, sócios e terceiros abolindo a discriminação de qualquer natureza;
  • Preservar a saúde e integridade física dos colaboradores e sócios e a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Propiciar um ambiente saudável de trabalho, devendo ser observados a urbanidade e a educação nas relações com colegas, superiores, clientes e terceiros;
  • Não admitir o uso do cargo para solicitar ou aceitar favores ou serviços pessoais de subordinados ou terceiros;
  • Cultuar a verdade, a lealdade, a probidade e a responsabilidade como fundamentos de dignidade pessoal;
  • Exercer, com autoridade e eficiência, as funções que lhe couberem em decorrência do cargo;
  • Respeitar a dignidade da pessoa humana;
  • Cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades a que estiver subordinado;
  • Ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciação do mérito dos subordinados;
  • Tratar os subordinados com dignidade, ou seja, urbanidade, justiça e educação, sem comprometer a disciplina e a hierarquia;
  • Liderar pelo exemplo pessoal, do desprendimento e do respeito ao próximo, demonstrados em todos os escalões, como incentivo à prática de atitudes corretas por parte de cada um;
  • Zelar pelo preparo próprio, moral e intelectual como, também, pelo dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum;
  • Não confundir rigor com mau trato, nem bondade com “bom-mocismo”.

 OBSERVAÇÕES

Entende-se por:

  • Lealdade: sinceridade, franqueza, culto à verdade, fidelidade aos compromissos, isto é, não ter intenção de enganar superiores, pares ou subordinados;
  • Probidade: integridade de caráter, honradez, honestidade, senso de justice
  • Bom-mocismo: os que manifestam sentimentos generosos de forma exagerada.

A violação dos Deveres, Valores e Ética da Carnaúba do Brasil constitui, normalmente, transgressão disciplinar e é fator impeditivo para algumas concessões de promoções e outras.

 

COMPROMISSO DOS COLABORADORES

Os colaboradores da Carnaúba do Brasil se comprometem a:

  • Não consumir bebida alcoólica e drogas ilegais, bem como estar sob efeito dessas durante a jornada e/ou no ambiente de trabalho;
  • Não remover, utilizar e/ou apropriar-se de bens e recursos pertencentes à Carnaúba do Brasil para benefício próprio, salvo para desempenho de atividades profissionais, desde que devidamente autorizado pelo superior;
  • Utilizar os bens móveis e imóveis da Carnaúba do Brasil com cuidado, zelando para sua boa conservação;
  • Não prevalecer de sua posição, cargo ou função para obter qualquer cortesia, seja na forma de brindes, presentes ou quaisquer outros serviços oferecidos, como, por exemplo, oferecimento de dinheiro em troca de um favorecimento qualquer, etc., sendo que, em caso de constrangimento para recusá-los, os mesmos devem ser entregues ao Comitê de Ética, através do e-mail: etica@carnaubadobrasil.com;
  • Zelar pela imagem e reputação da Carnaúba do Brasil, seguindo os princípios da integridade, respeito e honestidade;
  • Tratar qualquer relação profissional com respeito, abominando todos os tipos de discriminação e preconceito;
  • Não solicitar recursos financeiros e/ou materiais oriundos de terceiros para quaisquer atividades sem prévia autorização da Direção;
  • Dedicar-se integralmente ao cumprimento do dever;
  • Praticar a camaradagem e desenvolver, permanentemente, o espírito de cooperação;
  • Ser discreto em suas atitudes, maneiras e em sua linguagem escrita e falada;
  • Abster-se de tratar, fora do âmbito apropriado, assuntos de matéria sigilosa de qualquer natureza.
  • Respeitar a propriedade intelectual e reconhecer os méritos relativos aos trabalhos desenvolvidos por colegas, independentemente de sua posição hierárquica;
  • Cumprir seus deveres de cidadão;
  • Proceder de maneira ilibada em todas as situações;
  • Observar as normas internas da Carnaúba do Brasil e as normas da boa educação;
  • Praticar a disciplina e respeito à hierarquia.

 OBSERVAÇÕES

Entende-se por:

  • Camaradagem: solidariedade, entendimento entre pessoas que têm interesses comuns;
  • Ilibada: intocada, imaculada, pura, incorrupta: reputação ilibada;

A violação dos Deveres, Valores e Ética da Carnaúba do Brasil constitui, normalmente, transgressão disciplinar e é fator impeditivo para algumas concessões de promoções e outras.

 

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

 

Os clientes são a razão e a inspiração para que a Carnaúba do Brasil ofereça serviços cada vez melhores e incomparáveis, com o fito de aumentar constantemente a credibilidade, com o comprometimento de:

  • Oferecer produtos e serviços com honestidade e respeito, obedecendo rigorosamente às leis e regulamentações estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor;
  • Manter informações recebidas, restrita às pessoas envolvidas na execução dos serviços;
  • Manter absoluto sigilo das informações recebidas pelos clientes, divulgando-as somente com autorização formal do próprio cliente;
  • Cumprir as políticas comerciais da Carnaúba do Brasil, atendendo corretamente todas as condições estabelecidas;
  • Ser sincero no relacionamento, sempre atendendo com eficácia e cortesia;
  • Ser aberto a críticas e sugestões na busca permanente de melhoria continua da qualidade de nossos serviços.
  • Oferecer produtos e serviços de qualidade, com tecnologia avançada, num padrão de atendimento transparente, eficiente, eficaz, cortês e respeitoso, visando à plena satisfação dos seus clientes, para a manutenção de relacionamentos duradouros;
  • Reparar possíveis perdas ou prejuízos decorrentes de danos causados sob sua responsabilidade aos seus clientes, com a máxima agilidade, em prazos exequíveis;
  • Analisar e responder todas as questões abordadas pelos clientes em prazo compatível com suas expectativas e necessidades;

 

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

A Carnaúba do Brasil na relação com fornecedores, prestadores de serviços e parceiros busca a transparência e imparcialidade, pautando suas decisões em fatores técnicos e legais, baseados em princípios éticos de forma a preservar a confiança mútua, comprometendo-se a:

  • Realizar seleção e contratação baseadas em critérios técnicos objetivos e legais devidamente preestabelecidos, tais como: qualidade, preço, prazo e capacidade de fornecimento, capacidade técnica, não aprovando o favorecimento;
  • Realizar contratos com fornecedores, prestadores de serviços ou parceiros que cumpram a legislação;
  • Cumprir as normas técnicas da qualidade e procedimentos recomendados pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Carnaúba do Brasil;
  • Permitir oportunidades iguais a todos;
  • Buscar a transparência e imparcialidade, pautando suas decisões em fatores técnicos e legais, baseados em princípios éticos de forma a preservar a confiança mútua;
  • Realizar seleção e contratação baseadas em critérios técnicos objetivos e legais devidamente preestabelecidos, tais como: qualidade, preço, prazo e capacidade de fornecimento, capacidade técnica, não aprovando o favorecimento;
  • Realizar contratos com fornecedores, prestadores de serviços ou parceiros que cumpram a legislação.

 

RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES

Para a Carnaúba do Brasil a concorrência leal é um estímulo constante para a inovação e a busca da excelência, portanto compromete-se a:

  • Manter uma relação com seus concorrentes fundada nos princípios da honestidade e respeito, adotando regras explícitas e declaradas sobre seus procedimentos de concorrência;
  • Agir com respeito aos assuntos que estejam relacionados a produtos ou serviços da concorrência, evitando-se exposição desnecessária e abusiva da mesma, estimulando constantemente a inovação e a busca da excelência.

 

RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE E MEIO-AMBIENTE

A Carnaúba do Brasil incentiva a disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável, sendo que como seu principal agente, deve ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, comprometendo-se a:

  • Permitir e apoiar as iniciativas de voluntariado de seus empregados, com o objetivo de mobilizar e potencializar seus recursos e competências de forma integrada e sistêmica, em benefício das comunidades em que atua;
  • Incentivar a disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável, sendo que como seu principal agente, deve ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto;
  • Praticar a consciência ambiental visando o uso sustentável de recursos naturais de modo a preservar a natureza localizada no entorno do local onde as atividades forem executadas, evitando-se, com isto, eventuais prejuízos à comunidade local;
  • Manter os colaboradores conscientizados a promoverem a melhoria contínua do meio ambiente;
  • Incentivar a cultura de preservação do meio-ambiente.

Itarema, Ceará, Brasil – Abril de 2019

CARNAÚBA DO BRASIL LTDA.